Região SudoesteNotícias

Feira da Agricultura Familiar reforça qualidade e diversidade dos produtos em Manoel Vitorino

Foto: Rafael Barreto/CAR

Começou o circuito de Feiras da Agricultura Familiar pelo Estado! Nesse fim de semana (20 e 21/01), durante o XV Festival do Umbu em Manoel Vitorino, o público, formado por pessoas de diferentes localidades do Estado, teve a oportunidade de comprovar a riqueza e diversidade dos produtos da agricultura familiar do Sudoeste baiano e Médio Rio das Contas.

O apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é uma estratégia voltada ao fortalecimento das feiras da agricultura familiar por todo o Estado, o que impulsiona a economia dos municípios baianos.

O titular da SDR, Osni Cardoso, esteve presente ao evento e falou sobre a estratégia. “Essa festa do umbu mostra a força de uma política pública que garante renda e qualidade de vida para o homem e a mulher do campo”, pontuou Osni.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou a contribuição de feiras como a de Manoel Vitorino para movimentar a economia e garantir renda às famílias agricultoras. “A gente sabe que os municípios com até 40 mil habitantes têm na agricultura familiar uma mola propulsora da economia do município. Por isso, a cada dia, vamos apoiando feiras em diversos pontos do estado para favorecer a divulgação e comercialização desses produtos”, completou Jeandro.

Com 30 barracas montadas no espaço, foi fácil perceber a diversidade de produtos em cada local, com a venda de artesanatos, hortaliças, sequilhos, iogurtes e produtos derivados do umbu, fruta nativa da região.

Calisvaldo Meira, presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Semiárido Sudoeste Baiano, da marca Umbucuri, comenta que a Feira é mais uma forma de garantir renda aos produtores no campo: “hoje, nós temos 12 produtos derivados do umbu sendo comercializados em Salvador, São Paulo e aqui na região. Essas vendas se unem a essa oportunidade da Feira no sentido de dar visibilidade e gerar renda para os agricultores familiares, especialmente do umbu, que é nativo da nossa região”.

E o público, presente em bom número, aprovou a Feira. A economista Núbia Barros, de Jequié, adquiriu a geleia de umbu e o doce de umbu com banana da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf). “A feira está mais movimentada esse ano e fico feliz em comprar produtos da agricultura familiar como esses de umbu, que já sou cliente”, disse Núbia.

Para assegurar o avanço da produção no campo, a CAR e a SDR aproveitaram também a oportunidade da feira para realizar entregas de equipamentos em uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia (Cisudoeste).

Foram 16 motos, oito resfriadores de leite, seis máquinas forrageiras e kits de irrigação para incrementar a produção de agricultores e agricultoras familiares. O secretário de Agricultura de Manoel Vitorino, Almir Nunes, ressaltou a importância da chegada desses equipamentos. “Estamos muito felizes com esses equipamentos porque representa a tecnologia chegando ao homem e a mulher do campo. Isso nos dá a possibilidade de aumentar a produção e garantir o abastecimento de alimentos saudáveis na nossa região”, enfatizou Almir.

Enviar: