
Nesta semana o Governo Federal iniciou a mobilização “Escolas Livres da Dengue – Semana Nacional de Mobilização nas Escolas”, com o propósito de envolver crianças, adolescentes e jovens, profissionais da saúde e da comunidade escolar em atividades coletivas para a prevenção da dengue, zika e chikungunya. A semana nacional, que segue até o dia 21 de fevereiro, intensifica o trabalho educativo em todo o país promovendo atividades lúdicas para a identificação e a eliminação de criadouros do Aedes aegypti — além de aulas públicas sobre sinais e sintomas das arboviroses, e os impactos das mudanças climáticas na proliferação das doenças. Gincanas, peças teatrais e concursos de desenho e redação serão realizados para incentivar a participação dos estudantes, ampliando a conscientização sobre a importância da saúde ambiental. A expectativa é que 80% das escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) engajem seus alunos nas atividades. A mobilização seguirá mesmo após a realização da Semana Nacional e visa impactar, ao final, 15 milhões de estudantes e suas comunidades, para o fortalecimento da prevenção e a consolidação do compromisso da educação com a saúde pública. O trabalho de mobilização seguirá até o dia 11 de abril e contará com ações em mais de 90 mil escolas. Famílias e comunidades também serão mobilizadas para reforçar as ações preventivas. Entre fevereiro e abril, o Saúde na Escola continuará promovendo ações pedagógicas, incluindo feiras de ciências e rodas de conversa com agentes de saúde para debater os impactos das mudanças climáticas na proliferação do mosquito.




