A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ontem (14) uma quantidade expressiva de medicamentos ilegais para animais. A ação foi registrada durante fiscalização da PRF em frente a unidade policial de Barreiras, localizada no Km 800 da BR-242.

Segundo a PRF, por volta das 20h15, foi abordado um ônibus de transporte de passageiros oriundo da região sul do país. A equipe encontrou várias caixas no compartimento externo de bagagem com medicamentos variados de uso veterinário. O volume apreendido somou-se 84 frascos.

Conforme o órgão, entre os materiais apreendidos estão anabolizantes, anestésicos, neurolíticos, antiinflamatórios que são de uso exclusivo para animais de competição. Todos os itens são de origem estrangeira e não foi apresentada o documento fiscal comprobatório de venda.

O uso desses medicamentos, conhecidos como ‘bombas’ virou ‘febre’ entre os jovens que utilizam os produtos para melhorar a performance na atividade física. É comum relatos de pessoas que injetaram anabolizantes no próprio corpo, ocasionando sequelas e consequências desastrosas para o organismo.

Aos policiais, o motorista de 32 anos que é natural e residente em Formosa (GO) disse que é comum o embarque de mercadorias e encomendas desacompanhados da respectiva nota fiscal.

Diante dos fatos, os responsáveis todo o material foi apreendido e será encaminhado à Secretaria da Fazenda (SEFAZ/BA), onde serão adotadas as medidas administrativas cabíveis, pelos crimes de contrabando (art. 334) do Código Penal e mais o crime tributário de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, previsto no art. 2º da Lei nº 8.137/1990.