O Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro, o Ricardinho, através do Decreto Nº 024/2020 estabeleceu medidas de controle e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Consta no decreto que estão suspensas as atividades na rede pública e particular de ensino pelo período de 30 dias, começando a partir desta quinta-feira (19), podendo ainda ser prorrogado.

Estão suspensas ainda: A concessão de férias e licença-prêmio para os profissionais da rede municipal de saúde e setores estratégicos; de forma parcial o acesso aos prédios públicos de forma parcial; eventos festivos de grande aglomeração de pessoas, realizados por entidades públicas ou privadas.

Através do mesmo Decreto é recomendado que a população residente no município evite viagens desnecessárias, evite as feiras livres caso não haja necessidade, principalmente idosos. Para as funerárias a recomendação é organizar o fluxo de pessoas. Já para as academias, o documento recomenda seus fechamentos.

Pessoas com sintomas de gripes e resfriados e que tenham retornado de locas com fácil contágio devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias,  e no surgimento de febre tosse ou dificuldade de respirar, buscar a Unidade Básica de saúde e se necessário a UPA 24h da cidade.

Os órgãos e entidades devem adotar medidas preventivas e devem comunicar as autoridades os casos suspeitos. E por fim, os laboratórios ou privados devem informar imediatamente a Secretaria Municipal de saúde qualquer caso suspeito ou positivo do Covid-19.