O local de descarte de lixos da cidade de Dom Basílio, também conhecido como “lixão”, foi incendiado na noite desta segunda-feira (07). As informações são de moradores próximos. 

Não é a primeira vez que ocorre o problema. Toda vez que acontece queimadas no referido local, moradores dos arredores sofrem com a quantidade de fumaça. As comunidades prejudicadas são Poça, Caiçara II, Lagoa do Morro, Itapicuru II e adjacentes.

As chamas foram registradas no mesmo lugar mais de cinco vezes em menos de um ano. Não se sabe o que está causando as chamas, porém, tudo leva a crer que são incêndios criminosos.

Em fotos enviadas à nossa redação, pessoas que foram ao local mostram a cortina de fumaça.

Outra comunidade que vem sofrendo com o mesmo problema é Santa Luzia, conhecida também como Bairro Osorio, que fica no mesmo município. Por lá, um terreno limpo pela Prefeitura para construção de um colégio, gerou uma certa quantidade de coivaras que vem sendo sempre incendiadas. Moradores relatam que o local é de propriedade privada, contudo ainda não se sabe a informação procede ou se pertence ao município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dom Basílio informou que as chamas no Bairro Santa Luzia foram debeladas no domingo (06) pela manhã. Informou ainda que não há mais focos no local de descarte de lixo gerado na cidade, o “Lixão”.